Papo na Janela

16 de Julho de 2020 (17h) - Bate Papo com a Prof. Dr. Danilo Araújo Fernandes 

Neste Papo com Danilo vamos visitar as ideias de Trajetórias Tecnológicas como possibilidade instrumental para pensar alternativas econômicas para um desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente responsável na Amazônia. Com um olhar particular para as Trajetórias Concorrentes em curso e as perspectivas para  as Trajetórias Camponesas na Amazônia Contemporânea.

23 de Julho de 2020 (17h) - Bate Papo com a Prof. Dr. Harley Silva

Harley vai conversar na janela conosco sobre a necessidade de compreender (e construir) formas urbanas de mediação entre sociedade e natureza na Amazônia. Nessa visão as possibilidades de persistência do bioma amazônico dependem de sistemas urbanos que funcionem como mediação entre diversidade natural como força produtiva e os ciclos de reprodução social.

06 de agosto de 2020 (17h) - Bate Papo com Rodrigo Castriota de Mello Santos

O Papo na Janela com Rodrigo vai girar em torno de uma das grandes narrativas contemporâneas dentro do campo dos estudos urbanos, a urbanização planetária. Tomando como referência as elaborações de Roberto Monte-Mór acerca do urbano e da urbanização extensiva –  fundadas na hipótese lefebvriana de urbanização completa da sociedade –, Rodrigo vai conversar sobre pontos de diálogo e de tensão entre o pensamento de Monte-Mór e as teorizações recentes vindas dos centros globais culminando na crítica da concepção contemporânea da urbanização planetária.

Assine a newsletter e fique por dentro dos nossos projetos.