Papo na Janela

09 de Julho de 2020 (17h) - Bate Papo com a Profª. Drª. Ana Claudia D. Cardoso

Ana Cláudia vai conversar na nossa janela sobre agenda Urbanização e Natureza na Amazônia e as estratégias que tem construído para revelar, recuperar e reinserir no debate sobre o urbano e a urbanização amazônica o que tem chamado de Matriz Cabocla, componente fundamental para gestação de um projeto urbano para Amazônia contemporânea e do futuro.

16 de Julho de 2020 (17h) - Bate Papo com a Prof. Dr. Danilo Araújo Fernandes 

Neste Papo com Danilo vamos visitar as ideias de Trajetórias Tecnológicas como possibilidade instrumental para pensar alternativas econômicas para um desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente responsável na Amazônia. Com um olhar particular para as Trajetórias Concorrentes em curso e as perspectivas para  as Trajetórias Camponesas na Amazônia Contemporânea.

23 de Julho de 2020 (17h) - Bate Papo com a Prof. Dr. Harley Silva

Harley vai conversar na janela conosco sobre a necessidade de compreender (e construir) formas urbanas de mediação entre sociedade e natureza na Amazônia. Nessa visão as possibilidades de persistência do bioma amazônico dependem de sistemas urbanos que funcionem como mediação entre diversidade natural como força produtiva e os ciclos de reprodução social.

30 de Julho de 2020 (17h) - Bate Papo com a Prof. Dr. Frederico Roman Ramos

Vamos ter um Papo com Fred sobre o projeto Between Collectivization and Enclosure em que está envolvido dentro do Programa da UvA em Institutions, Inequalities and Life courses. Traçar e explicar o desenvolvimento desigual dos acessos aos bens de consumo coletivo urbanos com o água, esgoto, resíduos e espaços públicos. A conversa se concentra nas relações sociais que se formam ao redor e através da criação e administração de instalações técnicas para estes bens comuns.

06 de agosto de 2020 (17h) - Bate Papo com Rodrigo Castriota de Mello Santos

O Papo na Janela com Rodrigo vai girar em torno de uma das grandes narrativas contemporâneas dentro do campo dos estudos urbanos, a urbanização planetária. Tomando como referência as elaborações de Roberto Monte-Mór acerca do urbano e da urbanização extensiva –  fundadas na hipótese lefebvriana de urbanização completa da sociedade –, Rodrigo vai conversar sobre pontos de diálogo e de tensão entre o pensamento de Monte-Mór e as teorizações recentes vindas dos centros globais culminando na crítica da concepção contemporânea da urbanização planetária.

20 de agosto de 2020 (17h) - Bate Papo com a Prof. Dr. Christovam Barcellos  

Chistovam Barcellos, o Xris para a comunidade da Epidemiologia e da Geografia e para todos nós, chega à nossa Janela para conversar  sobre o lugar da Geografia em tempos de Pandemia e as implicações deste momento para o agenda futura da Geografia da Saúde. Será que a  Covid-19, em sua constituição como uma epidemia global de facto no século XXI, traz elementos novos para um reposicionamento do campo

03 de setembro de 2020 (17h) - Bate Papo com a Profa. Dra. Renata Hermanny de Almeida

Renata coordena o Laboratório Patrimônio & Desenvolvimento Territorial - PatriLab, onde tem conduzido uma agenda de pesquisa consistente  e de longo prazo em que trata de abordagens orientadas ao desenvolvimento do território local concebido, triplamente, como patrimônio, recurso e capital. Fazendo uma leitura crítica e atualizada do campo conceitual-metodológico construído a partir da ETI-Escola Territorialista Italiana.

24 de setembro de 2020 (17h) - Bate Papo com a Profa. Dra. Sibelle Diniz

Sibelle vem pra nossa Janela para conversar sobre as outras economias, muitas vezes invisibilizadas, ou entendidas como residuais nos sistemas econômicos. Com um olhar sobre as experiências no Brasil e na América Latina, a prosa vai pela sua constituição histórica, sua formação e sua práxis, bem como suas reconfigurações em tempos de pandemia. E, assim, como pensar um caminho para a economia que pressupõe a centralidade das relações socioespaciais na sua própria delimitação e (re)definição.

08 de outubro de 2020 (17h) - Bate Papo com Profa. Dra. Paula Bastos e Larissa Machado  

A Profa. Dra.  Paula Bastos e Larissa Machado  do Núcleo de Estudos Amazônicos/CEAM da UnB que chegam para prosear conosco sobre a experiência do NEAZ na oferta de ousadia em forma de uma disciplina. Uma modalidade livre aberta para toda UnB sobre Tópicos Especias sobre a Amazônia. No curso do Curso foi fácil perceber, em cada nova turma, a imagem persistente de uma Amazônia pristina,virgem verde. Desta percepção surge a poderosa ideia da Vivência Amazônica associada a uma formação Freiriana: todos temos saberes a partilhar! Quem entra no ônibus já pesquisou e trabalhou um bocado para se abrir para o outro e levar olhos (e ouvidos) bem abertos. São meses de preparação e 20 dias inesquecíveis, que mudam as pessoas! A Larissa vai nos contar sua experiência e o que tem sido para ela o exercício de múltiplos papeis nestas Vivências. Viajaremos juntos, no mesmo ônibus, agora em nossa Janelas, com as memórias organizadas de Larissa e Paula.

Assine a newsletter e fique por dentro dos nossos projetos.

desenvolvido por @reaquarelar