Land Use Change in Amazonia: Institutional Analysis and Modelling at multiple temporal and spatial scales (LUA/IAM)

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo- PAPESP

 

Coordenação Geral: O projeto teve como responsável, no período de 2010 a 2012, o pesquisador Gilberto Câmara e, no período de 2013 a 2014, a pesquisadora Maria Isabel Sobral Escada.

Integrantes: Maria Isabel Sobral Escada; Corina F. Freitas; Sidney Sant'Anna; Diógenes Salas Alves; Marcelino Pereira dos Santos Silva; Emilio Moran; Ana Paula D. Aguiar; Yosio Edemir Shimabukuro; Gilberto Câmara; Silvana Amaral; Luciano Vieira Dutra; Dengsheng Lu; Pedro Ribeiro Andrade; André. A. Gavlak; Leila Maria Garcia Fonseca; Roberto Araújo e Tiago Senna.

Duração: 2010 a 2014

Esse projeto buscou compreender e modelar os processos sociais que contribuem para o desmatamento em larga escala da Amazônia. Um dos principais pressupostos estabelecidos no projeto é de que as mudanças de uso e cobertura da terra na Amazônia se relacionam com arranjos sociais e institucionais, que devem ser bem compreendidos e analisados para serem incorporados a modelos de mudança de uso e cobertura da terra. O entendimento dos fatores e motores sociais e institucionais foi o foco das análises do projeto para avaliação e apoio de proposições de políticas de controle de desmatamento que possibilitem reduzir emissões de gases de efeito estufa. Para obter essa compreensão o projeto reuniu pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e diversos estudos de caso comparativos foram realizados, combinando métodos de diferentes áreas acadêmicas, incluindo a análise social de arranjos institucionais, sensoriamento remoto, ecologia da paisagem e modelagem dinâmica. Resultados dos estudos de caso possibilitam estabelecer as interrelações entre sistemas de uso da terra e os arranjos institucionias, possibilitando compreender analiticamente as causas das mudanças em diferentes escalas. Os resultados foram utilizados em modelos de mudança de uso e cobertura da terra multiescala, nos quais cenários com possíveis trajetórias de desmatamento foram explorados.

Assine a newsletter e fique por dentro dos nossos projetos.

desenvolvido por @reaquarelar